sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Imãs Permanentes e Transitórios



Os ímãs são corpos que possuem a propriedade de atrair materiais ferromagnéticos.

Os ímãs podem ser naturais ou artificiais, os ímãs naturais são encontrados na natureza através de um minério composto por óxidos de ferro chamado magnetita A magnetita é encontrada incrustada em rochas, possuindo forma cúbica, cor preta e de brilho metálico. A Magnetita é um exemplo de ímã natural.
Os ímãs naturais são considerados ímãs permanentes, ou seja, suas propriedades magnéticas são muito difíceis de serem perdidas.

Os ímãs artificiais são aqueles produzidos pelo homem através de um processo chamado imantação que ocorre em compostos químicos ferromagnéticos, no caso, o ferro, cobre, cobalto, alumínio.

O processo da imantação pode ocorrer por meio de induções magnéticas, que é um fenômeno no qual uma barra de ferro se imanta quando fica próxima de um imã, também pode ocorrer por meio de atritos, que é quando uma barra de ferro se atrita com um ímã, porém o atrito deve ser no mesmo sentido.

EXPERIMENTO : O processo da imantação pode ocorrer também por corrente elétrica, criando um eletroímã, que pode ser construído a partir de um fio eletétrico enrrolado em volta de algum objeto ferromagnético. Vamos supor que uma pessoa pegue um fio de cobre e o enrrole em um prego, em seguida coloque cada ponta do fio sobre cada extremidade de uma pilha. Assim sendo, haverá um eletroímã.
Resultado de imagem para eletroima


Os ímãs artificiais podem ser classificados como permanentes, temporários ou transitórios. Eles são permanentes quando demoram muito para perderem sua capacidade magnética, e são temporários ou transitórios quando perdem suas propriedades magnéticas a partir do momento em que sua imantação para.

Os tipos de ímãs não-permanentes são eletroímãs, que exigem uma corrente elétrica externa para acionar o magnetismo Como uma opção vantajosa entre todos os tipos de ímãs industriais, os ímãs permanentes são amplamente utilizados em muitas indústrias, especialmente para aplicações que requerem força magnética constante, como na separação do metal e exploração, bem como a fabricação automotiva, industrial, aeroespacial, construção e muito mais. Também são usados para amplificar o som, bem como para a construção de motores elétricos ímãs de neodímio ajudam os discos rígidos de computadores a ler e armazenar mais informações, ou eles podem causar mais vibração em alto-falantes, o que produz mais som

imãs temporários são materiais de ferro que foram imantados por um imã"de verdade".
Por exemplo: Eu deixo um prego em um imã, ele fica imantado, assim é capaz de atrair outro prego mesmo não estando mais preso ao imã.
Mas ele não será capaz de atrair esse segundo prego por muito tempo, por isso é chamado de imã temporário.

Resultado de imagem para imas temporarios
Os ímãs permanentes são divididos em diferentes tipos de ímãs com base na sua composição, tais como: 

* Boro Ferro Neodímio (NdFeB ou NIB) - Estes são realmente fortes ímãs que mesmo diâmetro de meia polegada de um ímã é capaz de levantar objetos ferromagnéticos de vários quilos. Estes são os mais caros de todos os tipos de ímãs permanentes. 

* O samário cobalto (SmCo) - Similar aos ímãs de neodímio, samário cuidados também os ímans mais fortes feitas de ímãs de terras raras. Eles também gostam do neodímio são muito difíceis de desmagnetizar. 

* Alnico - O ímãs alnico são ímãs muito fortes que são usados ​​comumente para experimentos científicos. Eles são mais caros do que os ímãs de cerâmica. 

* Cerâmica ou Ferrite - Estes são ímanes fortes que são usadas para experiências de laboratório muitos

Resultado de imagem para imas temporarios




Um comentário:

Física Magnética

Esse Blog tem como objetivo tirar duvidas de alunos sobre o assunto de campo magnético e tudo que nele se enquadra, separamos textos,...